Como minimizar efeitos do jet lag após o voo

Viagens de longa distância significam, na maioria das vezes, passar muitas horas em uma poltrona de avião e depois enfrentar a fadiga causada pela mudança do fuso horário. Esse desconforto é chamado de jet lag e os sintomas mais comuns são cansaço, sonolência ou insônia, irritabilidade, náusea, dor de cabeça e mal-estar, que podem estragar sua viagem.

Os efeitos podem variar de uma pessoa para outra, mas em geral o jet lag é sentido a partir de uma diferença de fuso horário de duas ou três horas, com sintomas mais acentuados quando se viaja de oeste para leste. A cada hora de diferença, o organismo precisa de cerca de um dia para se adaptar.

Mas como evitar sentir-se assim? Impedir completamente os sintomas não é possível, mas você pode minimizar os efeitos do jet lag seguindo algumas dicas antes mesmo de embarcar. Se a viagem for curta, com menos de 5 dias por exemplo, o melhor é manter a rotina durante toda a viagem, como horários de dormir e comer, para não bagunçar seu relógio biológico quando voltar para a casa.

Já no caso das viagens mais longas, o melhor é se habituar ao horário do destino dias antes de viajar. Procure fazer refeições e dormir nos horários próximos ao fuso horário do país que vai visitar.

Viagem de avião
Evite ingerir álcool durante o voo e comer comida pesada. Crédito: Thinkstock

Durante o voo

Mesmo no avião você pode começar a adaptação, deixando de comer a comida servida a bordo ou optando por alimentos leves. Para conseguir dormir no horário desejado, evite ingerir álcool. E atenção: Calmantes ou sedativos só devem ser utilizados com prescrição médica, portanto, nada de automedicação!

No destino

Assim que chegar ao seu destino, faça caminhada leve e fique exposto à luz solar, assim seu organismo vai entender que ainda é dia e não deve se render ao sono. Aqui a dica é programar o desembarque para o período da manhã, assim seu corpo irá se adaptar melhor ao ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat